Pesquisa revela benefícios da linhaça em prol da perda de peso e do bom colesterol

Pesquisa revela benefícios da linhaça em prol da perda de peso e do bom colesterol 22/07/10 (11:07)  Icone_imagem

       

Foto 1 / 1Divulgação
Linhaca1
A linhaça em grão e em pó, esta a forma para consumo
Quer perder peso e ter um bom colesterol? Então coma linhaça.
Essa é a receita da equipe de pesquisadoras do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2008, com conclusão pre-vista para ainda este ano, mestrandas e doutorandas conduzem uma pesquisa sobre o poder da linhaça.
Com um grupo de mulheres acima do peso, entre 30 e 45 anos, o grão funcional já mostrou efeitos positivos, tanto que resultou na "Dieta da Linhaça", um suplemento da revista Saúde!, da Editora Abril.
"Resultos prévios já mostram os benefícios da linhaça para a perda de peso e para o bom colesterol, fora a baixa da hipertensão e de prevenção ao diabetes. O nosso estudo, porém, é mais centrado na obesidade, combatido com a linhaça associada a uma dieta hipocalórica, ou seja, um plano alimentar individualizado", detalha Sofia Kimi Uehara, nutricionista e doutoranda da UFRJ.
Envolvida com a pesquisa "inovadora", por ser feita com humanos ao contrário dos animais rela-tados na literatura científica, a nikkei conta que cada tipo de linhaça estudado (integral, desengordurada e dourada) tem um benefício e que seu consumo deve ser feito em pó, em forma de farinha. "A semente da linhaça tem uma casca for-mada de fibras e o nosso organismo não tem enzima para digerir isso. Na farinha, rompe-se a casca e todos os nutrientes são absorvidos. Mas como o alimento é fácil de oxidação, o ideal é comprar a semente e tri-turar no liquidificador só a quantia que for consumida na hora. Para guardar, é preciso armazenar adequadamente, em pote limpo, bem fechado e colocado em um saco escuro para ir à geladeira, pois não pode ter luz direta. Isso garante uma va-lidade boa, de 1 mês", afirma Uehara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário