Onde encontrar vitamina C?

A laranja é uma ótima fonte de vitamina C

A vitamina C existente em alimentos como o morango, o kiwi, o melão cantalupo e o pimentão pode protegê-lo contra o câncer.

Naturalmente, as famosas frutas cítricas - laranja, limão, toranja, lima e acerola - são excelentes fontes de vitamina C.
Vitamina C ácido ascórbico

Outras muito boas, mas que as pessoas geralmente não dão atenção, são o morango, o kiwi, o melão cantalupe e o pimentão.


A batata também fornece uma quantidade significativa da vitamina, desde que seja consumida regularmente.

Os frutos da roseira, usados para preparar chá, também são ricos no nutriente. Embora o cozimento destrua parte da vitamina C, é possível minimizar a perda se a temperatura não estiver muito alta e se não cozinhar o alimento mais do que o necessário. Sucos de frutas também podem ser fortificadas com esse tipo de vitamina em níveis razoavelmente altos.


Aqui vai uma tabela com os alimentos ricos em vitamina C:

AlimentoQuantidade
Vitamina C (mg)
Melão cantalupe1/2 médio
194,7
Melão amarelo1/2 médio
160
Pimentão
cr - 1 porção
142,5
Morango
congelado ou fresco - 1 xícara
84,5
Suco de laranja
natural ou enlatado - 1 xícara
48,4
Gomo de tangerina
1 xícara
50,3
Manga
1 fruta média
57,3
Kiwi
1 fruta média
74,5


Mais do que qualquer outra, com exceção do ácido fólico, a vitamina C é fácil de ser destruída. A quantidade nos alimentos diminui rapidamente durante o transporte, processamento, armazenamento e preparação. Amassar ou cortar uma fruta ou verdura destrói parte da vitamina, assim como a ação da luz, do ar e do calor. Entretanto, se você mantiver o suco de laranja coberto e refrigerado, ele conservará boa parte da vitamina C, mesmo depois de alguns dias. Para obter o máximo da vitamina, o ideal é consumir sucos e verduras frescos e não processados, sempre que possível.

por Jennifer Brett, N.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário