LINHAÇA


E disse Deus ainda:
"Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." Gênesis 1:29


HISTÓRIA DA LINHAÇA


A Linhaça é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da história. Contam os arqueólogos que a linhaça era usada em mumificações no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição.
Apesar do consumo da linhaça ser relativamente novo na atualidade, esta é uma das sementes oleaginosas mais tradicionais de todos os tempos. É cultivada na Babilônia, Mesopotâmia e Egito há centenas de anos atrás, para ser mais preciso, os relatos mais antigos da semente da linhaça são datados de 5000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. Foram até encontrados desenhos da semente em tumbas faraónicas, o que comprova o uso desta herbácea desde a antiguidade. Mesmo sendo originária da Ásia, seus benefícios foram difundidos pelo mundo todo, e seu consumo é muito comum na América do Norte e em países europeus.



CARACTERÍSTICAS DA LINHAÇA


Se trata de uma planta anual, pertencente a família das Lináceas, caracterizada por apresentar uma altura entre 30 e 130 cm, talos eretos, folhas estreitas, alternando entre, verde e verde-claro, podendo chegar a medir até 5 cm de largura. As flores podem apresentar cores variadas.



PLANTIO DA LINHAÇA


O plantio ocorre nos meses de maio e junho e a colheita se dá nos meses de novembro, dezembro e janeiro, principalmente no Rio Grande do Sul.



UTILIZAÇÃO

Da Linhaça pode-se fazer vários usos:
Do caule são retiradas as fibras para tecer o Linho, tecido
nobre e muito valorizado no mercado. Das sementes extraí-se o óleo, que é utilizado nas indústrias de tintas e resinas. As sementes são utilizadas ainda como complemento alimentar, como por exemplo adicionadas em pães, bolos e biscoitos ou ainda misturada crua aos cereais, proporcionando o equilíbrio nos hormônios femininos e reforçando as defesas do corpo.
As sementes de linhaça são usadas como matéria-prima para produção de Óleo e Farelo. Não faça confusão com óleo de linhaça comestível extraído à frio e os óleos destinados à pintura que são tóxicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário