Infelizmente, não há milagres.
1. Não tenha pressa. Se estiver acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?
2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.
3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boca. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingeri-lo.
4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.
5. Estipule horários para as refeições.
6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.
7. Beba muita água! Hidrate-se. Água desintoxica o organismo, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de gordura e na eliminação das fezes. Beba de 2 a 3 litros por dia. Lembre-se: a hidratação acontece principalmente de dentro para fora.
8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.
9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de “regime”, mande um audível “não”. Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.
10. Sem jejum: Muitas pessoas pensam que se pularem uma refeição estarão comendo menos e emagrecendo. Acorre o contrário, pois cada refeição feita após o jejum é marcada pela voracidade e assim a pessoa acaba comendo mais.
11. Não coma quando estiver cansado: Você vai querer comer rápido, não vai escolher os alimentos que realmente quer comer para ir descansar logo, então descanse primeiro ao menos 10 minutos, respire fundo, ou vá tomar banho antes de ir comer.
12. Faça atividades físicas: A adoção de atividades físicas melhora sua qualidade de vida, além de melhorar seu desempenho (no trabalho, em casa, no sexo) e ajuda a queimar as calorias que estão sobrando. Por exemplo:
• Vá a pé à padaria ou à banca de jornal;
• Levante-se da cadeira durante o trabalho ao invés de usar as rodinhas;
• Passei com o cachorro e brinque com as crianças;
• Se andar de ônibus, procure saltar um ponto antes e vá a pé ao seu destino;
• Esqueça o elevador ou as escadas rolantes e use escadas normais;
• Ao invés de sair para jantar, saia para dançar;
• Evite ficar parado o máximo de tempo que puder.
13. Dor de cabeça, tontura e fraqueza são comuns em qualquer dieta. O organismo está se adaptando a uma nova realidade. Contudo, informe sempre ao médico ou nutricionista assistente qualquer sintoma observado.
14. Não se preocupe com o peso na balança: Ele não indica se houve emagrecimento real ou ganho de peso magro – para isso é necessária uma avaliação completa da composição corporal (peso e porcentagem de gordura). Evite verificar o peso com freqüência durante o tratamento para emagrecer.
15. Uma dieta saudável deve englobar o trinômio: Boa Alimentação, Atividade Física e Repouso Adequado.
16. Não desista da dieta: Há, pelo menos, 10 tipos de dietas diferentes e cientificamente comprovadas, que podem se adequar ao seu organismo.
17. Faça de cinco a seis refeições por dia, sendo três refeições principais e dois a três lanches intermediários.
18. Mantenha um diário alimentar e evite a alimentação automática. É importante não fazer nada diferente enquanto comer (ver TV ou ler jornal, por exemplo).
19. Alimente-se em local adequado e sentado. Pouse os talheres entre uma garfada e outra e mastigue devagar os alimentos. Não coloque as travessas na mesa durante a refeição. Coma uma porção de cada vez e saia da mesa após se alimentar.
20. Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão. Procure distinguir fome e desejo. Resista aos desejos e não os inclua na sua lista.
21. Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco.
22. Não cultive sonhos impossíveis em relação ao peso. Estabeleça objetivos realistas.
23. Concentre-se em seu comportamento e não no peso.
24. Viva as emoções em vez de descontá-las nos alimentos. Aprenda a diferenciar fome de compulsão.
25. Converse com seus familiares para que eles apóiem e auxiliem no seu tratamento, evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços.
26. Procure conhecer o valor calórico dos alimentos. Leia atentamente os rótulos e prefira produtos com baixo teor de gordura ou sem gordura.
27. Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas) e evite os simples (como doces e açúcar).
28. Torne a dieta pobre em calorias apetitosas (use ervas e temperos diferentes).
29. Procure aumentar a quantidade de fibras (coma frutas com bagaço e verduras).
30. Quando der vontade de comer doces, procure os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate.
30. Quando der vontade de comer doces, procure os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário