De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.
Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.
É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.
Crua ou cozida, serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. E o purê de abóbora exerce função diurética nas inflamações dos rins.
Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.
Cem gramas de abóbora fornecem 40 calorias e seu período de safra vai de janeiro a agosto.
DICA
Aproveite as sementes de abóbora para servir como um gostoso
aperitivo. Basta levá-las ao forno para tostarem e temperá-las
depois com sal.
Aproveite as sementes de abóbora para servir como um gostoso
aperitivo. Basta levá-las ao forno para tostarem e temperá-las
depois com sal.
Abóbora Gratinada
Ingredientes
· 2 abóboras verdes médias
· 150 g de queijo mussarela ou prato fatiado
· 50 g de queijo ralado
Molho branco
· 800 ml de leite
· 2 colheres (sopa) de maisena
· 50 g de queijo ralado
· 2 cubos de caldo de legumes
Modo de fazer
1. Molho branco
Em uma panela misture o leite e a maisena. Acrescente o queijo e os cubos de caldo de legumes esfarelados. Depois, leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Reserve.
2. Lave bem as abóboras, sem descascar. Corte-as em rodelas ou fatias bem finas. Em um refratário grande levemente untado com margarina, intercale camadas de abóbora e molho branco.
3. Distribua a mussarela por cima do molho e polvilhe o queijo ralado. Asse no forno preaquecido a 20ºC durante 30 minutos ou até a abóbora ficar macia.
Risoto de Abóbora
Ingredientes
. 1 colher (sopa) de azeite
. 4 colheres (sopa) de cebola picada
. 1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos pequenos
. 1 e 1/2 litro de caldo de legumes
. sal a gosto
. 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
. 4 colheres (sopa) de manteiga
. 1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e misture a abóbora. Cozinhe de dois a três minutos, mexendo sempre. Adicione o caldo de legumes, o sal e deixe ferver. Diminua o fogo e cozinhe até a abóbora ficar ligeiramente macia. Aumente o fogo e, quando levantar fervura, coloque o arroz. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar “al dente”. Desligue o fogo, misture a manteiga e o queijo. Sirva em seguida.
Talharim com abóbora e bacon
Ingredientes:
· 400 g de talharim
· 6 colheres (sopa) de azeite
· 100 g de bacon em cubinhos
· 3 dentes de alho picados
· 400 g de abóbora do tipo moranga limpa e cortada em cubos
· 2 xícara (chá) de água
· Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Em um caldeirão, ferva 5 litros de água com uma colher (sopa) de sal. Junte o talharim e cozinhe até ficar al dente. Enquanto isso, aqueça o azeite em uma panela sobre fogo médio. Junte o bacon e o alho e refogue até ficar macio. Junte a abóbora, a água e deixe ferver. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos ou até que a abóbora fique macia, mas sem se desmanchar. Tempere com sal e pimenta a gosto. Escorra o talharim e junte-o ao molho. Misture bem e na hora de servir, polvilhe com o parmesão. Decore com ramos de alecrim.
Wrap carne seca com purê de abóbora
Ingredientes
. 1 colher (sopa) de cebola picada
. 1 colher (chá) de azeite de oliva
. 4 colher (sopa) de carne-seca refogada
. 2 colher (sopa) de purê de abóbora
. 6 folhas de rúcula
. 1 tortilha vermelha (ou pão sírio fininho)
Purê de abóbora:
. 1/2 abóbora do tipo japonês em cubos e sem a casca
. 2 colher (sopa) de margarina light
. 1 xícara (chá) de leite desnatado
. Sal e noz-moscada ralada a gosto
Modo de preparo
Purê:
Cozinhe a abóbora na água até amolecer. Escorra e passe num espremedor. Volte para o fogo e misture a margarina e o leite. Tempere com o sal e a noz-moscada e reserve. Refogue a cebola no azeite preaquecido e depois refogue a carne.
Monte o wrap:
Coloque o purê, a carne e a rúcula sobre a tortilha. Enrole, corte ao meio e sirva.
PÃO DE ABÓBORA
Ingredientes
1 litro de leite
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Meia abóbora média sem cascas e picadas
1 colher (chá) de sal
2 ovos
2 tabletes de fermento biológico
7 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara de ervas frescas (salsinha, cebolinha, alecrim) picadas
1 clara batida
1 colher (sopa) de sal grosso
Preparo
Coloque em uma panela o leite, a ABÓBORA e o sal. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 55 minutos ou até a abóbora ficar macia. Retire do fogo, reserve meia xícara de leite do cozimento e bata o restante da mistura no liquidificador com 4 colheres (sopa) de manteiga e os ovos. Reserve.
Ao amornar o leite reservado misture com o fermento, 5 colheres (sopa) de farinha de trigo e o açúcar. Deixe crescer por 30 minutos. Em seguida, adicione a mistura de abóbora e as ervas. Aos poucos, vá agregando o restante da farinha de trigo e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove por 10 minutos ou até ficar lisa, volte para a tigela, cubra e deixe crescer por mais 30 minutos em local aquecido.
Com a massa modele 28 pequenos pães redondos e arrume em 2 assadeiras untadas com a manteiga restante. Deixe crescer por mais 45 minutos em local aquecido, pincele a superfície com a clara e disponha o sal grosso. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 180ºC por 35 minutos ou até o pão dourar e ficar firme. Retire do forno. Ao amornar desenforme o pão, arrume nos pratos e decore com alecrim.
Dica - O pão que sobrar e endurecer, corte em cubos pequenos e leve ao forno para torrar, formando croûtons. Sirva com saladas e sopas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário